Serviços

Retinografia colorida

A retinografia colorida é uma fotografia com alta definição do fundo do olho. Indicada para o estudo das alterações retinianas e também do nervo óptico. Por meio deste exame é possível identificar alterações como sangramentos, cicatrizes ou inflamações retinianas. A retinografia é utilizada para diagnóstico e acompanhamento de doenças como a retinopatia diabética, degeneração macular, oclusões vasculares da retina, entre outras.

Mapeamento de Retina

O exame é um recurso para diagnósticos complementares, uma vez que possibilita analisar não somente a retina, mas todas as estruturas anatômicas que fazem parte do fundo do olho. Vale ressaltar que ele é considerado mais completo que a fundoscopia (que atenta apenas para a região central do fundo do olho). O mapeamento de retina, por sua vez, permite uma investigação mais detalhada, avaliando a retina central e periférica, o nervo óptico, o vítreo e os vasos sanguíneos. Esse procedimento torna viável a análise desse sistema interno e a detecção de quadros que fogem dos padrões de normalidade.

Campimetria Computadorizada

Campimetria Computadorizada tem a função de detectar e quantificar anormalidades no campo visual, causadas, principalmente, por doenças na retina, neurológicas ou glaucoma. É indicada para acompanhamento de pacientes com neuropatias, glaucoma, alterações na retina e que realizaram plástica ocular.

Tomografia de coerência óptica

O exame de Tomografia de Coerência Óptica, conhecido pela sigla OCT, é um exame que permite avaliar diversas estruturas oculares. Ao contrário da tomografia de outros órgãos do corpo, a OCT não usa radiação, mas sim feixes de luz para obter suas imagens. Desta forma, pode ser realizado quantas vezes forem necessárias. Através de suas imagens de alta definição, nós médicos conseguimos fazer o diagnóstico de diversas alterações na saúde ocular e entender possíveis causas de baixa visual, ajudando no diagnóstico e acompanhamento de tratamentos oftalmológicos.

Paquimetria corneana

O nome não é muito comum, mas o exame de paquimetria ocular é realizado de forma simples e indolor — quando realizado por profissionais capacitados — e tem como objetivo medir a espessura da córnea.  Medir essa espessura é importante por diversas razões. Isso porque o exame pode identificar determinados tipos de doenças oculares e ajudar no tratamento delas como:

Gonioscopia

A Gonioscopia é um exame que visa ajudar no diagnóstico e no acompanhamento de doenças oculares. Para isso, ele analisa o ângulo da câmara anterior do olho, local em que ocorre a drenagem do humor aquoso. O humor aquoso é um líquido formado por água e sais dissolvidos, que nutre a córnea e o cristalino e que regula a pressão interna do olho. Geralmente, a Gonioscopia é solicitada quando o médico suspeita que o paciente tenha glaucoma. Essa é uma doença ocular que ocorre devido a uma alteração do nervo óptico e que pode ser causada por um aumento da pressão ocular. Nesse sentido, a Gonioscopia não só permite o diagnóstico do glaucoma, como determina qual o tipo. Isto ajuda o médico a definir o tratamento mais adequado para cada caso.

Curva Tensional Diária

Exame que mede a pressão ocular diversas vezes ao longo de um dia.

PARA QUE SERVE?

• Para observar a variação da pressão ocular durante o dia – que pode ser alterada por condições de sono e luminosidade, entre outros fatores.

• O exame auxilia no diagnóstico de alguns tipos de Glaucoma, além de permitir monitorar o controle da pressão com medicamentos em casos de portadores de Glaucoma.

Topografia de Córnea

A Topografia de Córnea ou Topografia Corneana é um dos exames mais importantes na Oftalmologia, sendo fundamental para a diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças oculares.

Os principais usos da Topografia de Córnea incluem:

A avaliação de candidatos à cirurgia ocular refrativa a laser.
Todos os portadores de Erros de Refração, antes de serem submetidos à cirurgia, passam por uma avaliação pré-operatória através da Topografia de Córnea e uma série de outros exames. Através do topógrafo, podem ser avaliados os padrões e formatos da Córnea de cada paciente. Os dados coletados irão guiar, futuramente, os parâmetros do laser que irá guiar a cirurgia.A Topografia também é útil no pós-operatório da cirurgia refrativa, podendo avaliar os resultados da ablação a laser, o grau efetivo tratado e o grau residual.

Diagnóstico do Ceratocone

Com o exame, é também possível detectar o Ceratocone, doença em que há o afinamento da Córnea, a primeira lente dos olhos, que passa a apresentar o formato de cone.Através da Topografia de Córnea é possível realizar o diagnóstico do Ceratocone em estágios iniciais, o que não é possível com exames mais simples como a Lâmpada de Fenda ou a Ceratometria.O exame também é extremamente útil para monitorar a progressão da doença e para guiar o tratamento com Crosslinking (um dos mais inovadores tratamentos para Ceratocone), bem como na prescrição mais adequada de lentes de contato para estes pacientes.

Outras aplicações:

• Avaliação tanto pré- como pós-operatória da Cirurgia de Catarata.
• Avaliação de pacientes com Astigmatismo, Miopia, Hipermetropia e Presbiopia.
• Estudo de pacientes que serão submetidos a um Transplante de Córnea.